Trabalhar Home Office é uma escolha de muitas pessoas atualmente. Essa modalidade pode ser mista (quando a pessoa equilibra trabalho no escritório com demandas em casa) ou pode ser exclusiva, com todas as atividades sendo feitas em domicílio, muitas vezes em um ambiente específico. Trabalhar em casa normalmente é uma escolha feita pelo profissional e tem como motivos mais comuns a praticidade e a economia de não precisar alugar um ponto comercial. Mas isso não quer dizer que podemos trabalhar de qualquer lugar da casa ou de qualquer maneira.
O post de hoje traz algumas dicas para ter um Home Office ainda mais produtivo e esteticamente agradável. Ele foi pensado também para pessoas que estão trabalhando em casa por necessidade e precisam adaptar toda a rotina para se sentirem produtivas e confortáveis. Se trabalhar home office demanda disciplina e foco para quem é acostumado, imagine para quem precisa render em poucos dias de experiência?!
O primeiro ponto é definir uma rotina. Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, pela noite ou até pela madrugada, quando a casa está em silêncio e a concentração é melhor. Isso quer dizer que você precisa testar horários e momentos de pausa para entender o que funciona melhor para suas necessidades. E fazer com que as outras pessoas da sua casa dividam as atividades domésticas e entendam seu momento sem interrupção.
Outra questão importante é a qualidade do espaço de trabalho. Ter um cômodo exclusivamente para Home Office é interessante, mas não tem problema se não for possível. O importante mesmo é que ele tenha algumas características específicas (e isso você pode encontrar até mesmo num cantinho do seu quarto ou numa parede da sala), como iluminação e ventilação natural, além de espaço para seus materiais de trabalho.
A iluminação natural é fundamental pois ajuda na produtividade e no funcionamento natural do corpo. Também te ajuda a ter noção do horário, para saber quando pausar, quando se alimentar e quando descansar. Você pode otimizar essa sensação de contato com a natureza ao trazer plantas para o local de trabalho. Algumas até estimulam a criatividade e ajudam na sensação de bem-estar.
Quanto ao espaço, prefira mesas mais amplas, onde você pode colocar cadernos, computador e um copo de água (ou os objetos que você mais utiliza) e ter mais praticidade na hora de trabalhar. Ao fim de um dia de trabalho, guarde seu material em um armário ou no canto da mesa, para que fique tudo organizado. Trabalhar home office pode ser desafiador. Por isso, respeite seu ritmo e não desista. Quando você menos espera vai estar rendendo como sempre quis!
Ótimas informações! Nesse momento precisamos de ideias e dicas com essa para superar a crise! Parabéns pelo conteúdo!
Sobre o Autor